top of page

Escaneamento a Laser 3d: Tudo o que você precisa saber



Escaneamento a laser: o básico

Antes de entrarmos nos detalhes da digitalização a laser, vale a pena parar um momento para definir exatamente o que é. Especificamente, a varredura a laser, também conhecida como levantamento de alta definição (HDS) ou captura de realidade, é um meio de usar um laser para mapear uma área com alta precisão.

Em um canteiro de obras, a varredura a laser é usada para capturar dados detalhados, fornecendo informações precisas do local. Os dados gerados são conhecidos como "nuvem de pontos". Ou seja, um banco de dados conectando pontos em um sistema de coordenadas 3D.


Uma breve história da digitalização a laser

A digitalização a laser 3D não é nenhuma tecnologia nova, pois suas raízes datam da década de 1960. No entanto, foi até a década de 1990 que essa tecnologia começou a ser utilizada para fins de design e engenharia. Na verdade, a digitalização a laser seguiu um caminho semelhante para a adoção de GPS ou sistemas de posicionamento global. Antes considerado um luxo, o GPS agora é encontrado e utilizado em milhões de aplicativos em uma variedade de mercados. Hoje, o escaneamento a laser se tornou comum de maneira semelhante, agora se expandindo para uma variedade de mercados, incluindo construção.

A tecnologia já percorreu um longo caminho desde a forma como era inicialmente usada apenas na execução de construção e manutenção em instalações industriais. Hoje, é administrada para construir infraestrutura e muito mais.


Benefícios da digitalização a laser

Existem muitos benefícios em implantar a digitalização a laser em seu próximo projeto. Aqui listamos algumas das razões mais significativas pelas quais seus projetos podem se beneficiar do escaneamento a laser:

  • Melhora a qualidade e a precisão: o escaneamento a laser é preciso e permite que as equipes de trabalho levem o planejamento e os detalhes a um outro nível no local.

  • Fornece informações imediatas: as varreduras podem ser executadas e acessadas imediatamente, melhorando as operações, otimizando a produtividade e reduzindo o retrabalho.

  • Reduz custos: A digitalização a laser é rápida - muito mais rápida do que os métodos convencionais de mapeamento de projetos. As varreduras podem ser concluídas em minutos, o que é muito mais rápido do que os métodos convencionais, muitos dos quais podem levar horas ou até semanas. Além disso, as varreduras de dados criadas capacitam as equipes a desenvolver fluxos de trabalho mais detalhados. Pesquisas estimam que o uso da digitalização a laser em comparação com a digitalização 2D convencional em um projeto pode demonstrar uma economia de até 50%, com os ganhos mais significativos vindo de uma linha do tempo acelerada.

  • Reduz o trabalho manual: o trabalho manual pode ser entediante e sujeito a erros. A digitalização a laser pode ajudar a reduzi-lo e também garantir um maior grau de precisão. O escaneamento também reduz a necessidade de outras partes em um projeto (por exemplo, arquitetos, engenheiros, agrimensores, etc.) fazerem várias viagens ao local para verificar os planos.

  • Otimiza a coordenação: Por fim, a digitalização a laser 3D pode ajudar a melhorar a coordenação e a colaboração em um local de trabalho, o que pode levar a uma tomada de decisão geral mais rápida e melhor. Uma melhor colaboração pode melhorar os relacionamentos da equipe do projeto, melhorar a comunicação e ajudar a facilitar o objetivo final de criar um grande projeto.


A Tecnosat Geotecnologia atua a mais de 20 anos na comercialização e assessoria em sistemas Topográficos e afins, esperamos seu contato venha ser nosso parceiro e fazer a diferença nesse mercado que cresce a cada dia.

95 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page