top of page

Saiba tudo sobre GPS GNSS RTK!

Atualizado: 30 de nov. de 2021

Você já tem ou pretende adquirir algum sistema de medição por satélite denominados GNSS ou GPS Geodésicos ou GPS Topográficos, nesse blog vamos te ensinar como funciona o sistema GNSS RTK e as principais tecnologias embarcadas nesse sistema.


Como funciona a tecnologia GNSS?

Os GNSS (Sistema Global de Navegação por Satélite) é um sistema de navegação por satélite que usa pequenos satélites para direcionar a localização geográfica dos receptores de um usuário em qualquer lugar do Planeta.

Esta tecnologia foi desenvolvida inicialmente pela Força Aérea dos EUA como Sistema de Posicionamento Global (GPS) e era restrita apenas às forças de defesa do país e agora está nas mãos de todos. O advento dos smartphones tornou a tecnologia ainda mais acessível e, com o tempo, outros sistemas GNSS também surgiram. A partir de agora, o GLONASS sistema Rússo e o Galileo da Europa são outros dois sistemas de navegação globais operacionais. O Galileo estará totalmente operacional em 2020.

E também há sistemas de navegação regionais como o BeiDou da China , Sistema de Navegação por Satélite Indiano da Índia ou IRNSS (mais tarde renomeado NaviC) e Sistema de Satélite Quasi-Zenith do Japão ou QZSS. A China está em processo de expansão do BeiDou para o BeiDou-2 GNSS global até 2020.


Então, como o GNSS funciona?

Embora os satélites GNSS variem em idade e design, sua operação principal permanece a mesma. Os satélites transmitem duas ondas portadoras na banda L, conhecidas como L1 e L2. As ondas portadoras transmitem informações do satélite para a Terra.

A maioria dos receptores GNSS possui duas partes - antena e unidade de processamento. A antena recebe sinais de satélite enquanto a unidade de processamento faz sentido. Para determinar a posição do receptor, ele precisa coletar informações de um mínimo de três satélites.


Antena

A antena tem a principal característica de receber os sinais dos satélites porem ao procurar para comprar um sistema GNSS é preciso saber se a antena do receptor possui capacidade de rastrear e dados para a placa de dados GNSS pois existem receptores capazes de rastrear varias constelação por sua placa ter essa possibilidade mas se a antena for de geração anteriores você não conseguira usar as novas constelações de satélites.

Mainboard

A Placa principal é como o coração ela faz todo parte logica para se obter a melhor precisão e correções possíveis do sistema, os maiores e principais fabricantes de mainboard são XMAP, NOVATEL, TRIMBLE, HEMISPHERE e com desenvolvimento de novas placas está a China que hoje está crescendo e melhorando cada vez mais seus modelos de placas. Lembrando que antigamente as placas vinham com opções de limitadas de recepção, até 2010 a maioria dos receptores so possuía capacidade de rastreio de 2 Bandas a L1 e L2, com 24 canais significando apenas rastreio de satélites GPS, a partir dai começou a mudança para receptores com mais canais e rastreio dos satélites Glonass que combinados com os GPS apresentam muito mais acurácia para os trabalhos geodésicos. Hoje em dia os melhores mainboards já vêm com capacidade para utilização da L para obter contrato de correções diretas de satélites para precisão geodésica sem necessidade de Base, tais como RTX, Omnistar e outros.Os satélites GNSS orbitam a Terra uma vez a cada 11 horas, 58 minutos e 2 segundos em uma altitude de órbita média. Cada satélite transmite sinais codificados que contêm os detalhes precisos da órbita do satélite e uma marcação de tempo muito estável de um relógio atômico.


A informação de tempo é transmitida como códigos pelo satélite para que um receptor possa determinar continuamente a hora em que o sinal foi transmitido. O sinal contém dados que um receptor usa para calcular as localizações dos satélites e ajustar para um posicionamento preciso. O receptor usa a diferença de tempo entre o tempo de recepção do sinal e o tempo de transmissão para calcular a distância, ou alcance, do receptor ao satélite. Quando o receptor sabe a sua posição precisa em relação a cada satélite, ele traduz sua própria posição em um sistema de coordenadas baseado na Terra, dando assim o resultado em latitude, longitude e altura.


A Tecnosat Geotecnologia atua a mais de 20 anos na comercialização e assessoria em sistemas Topográficos e afins, esperamos seu contato venha ser nosso parceiro e fazer a diferença nesse mercado que cresce a cada dia.


124 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page