top of page

Quais as vantagens dos drones e VANTs para a topografia?


Cada vez mais vemos drones e VANTS sendo utilizados para levantamento de dados topográficos, isso acontece por conta das diversas vantagens que esses equipamentos trazem em comparação com a coleta tradicional de dados.

Vamos explicar como funciona e quais as vantagens de realizar o levantamento topográfico com drones e VANTS!

Qual a diferença entre drone e VANT?


VANT é uma sigla que significa veículo aéreo não tripulado, este equipamento é de uso profissional e operam sem a necessidade de um piloto abordo e podem carregar carga!

Já os drones são mais conhecidos, utilizados bastante como aparelhos recreativos, os drones são equipamentos remotamente pilotados.


Por que usar drones e VANTs para a topografia?


Maior qualidade nas imagens


Os drones e VANTs podem ser equipados com câmeras especiais para com a capacidade de registrar imagens de alta qualidade de uma área grande, por essa razão ele são utilizados para a captação de informações e imagens topográficas.


Alcance em lugares de difícil acesso


Pelo equipamento poder voar ele é capaz de recolher dados de lugares de difícil acesso, ideal para matas densas, construções e taludes. Por isso são usados para o levantamento topográfico de cidades, acompanhamento de obras, fiscalização de fronteiras, busca em áreas de catástrofe e dentre outras!


Menor custo


Tanto o drone quanto o VANT proporcionam informações rápidas e de fácil uso, sem a necessidade de uma grande mão de obra, sendo que, podem ser operados por apenas um trabalhador!


Alta precisão


As imagens coletadas pelo equipamento são de altíssima qualidade, além disso é possível coletar outros dados como a inspeção de estruturas e equipamentos com ajuda de sensores!


Como coletar dados com drones e VANTs?


Antes de tudo, para voar um Drone ou VANT para uso profissional é necessário, pedir uma permissão para realizar o voo. Após conseguir a permissão para realizar o voo é preciso planejar o mesmo.


O plano de voo é feito em um software especifico, no plano deve-se cobrir toda a área sobrevoada, definir o ponto de levantamento e descida do equipamento, vale lembrar que é necessário criar pontos de referência no próprio solo para o drone ou VANT. Com esse preparo pronto o equipamento está pronto para ser decolado e deve ser acompanhado por um profissional em tempo real através do software, no laptop, smartphone ou tablete! Mas lembre-se que no Brasil não é permitido voos sem controle de pilotos!


Depois com o fim do voo é só descarregar as imagens em um computador e utilizar o software para criar as representações gráficas do terreno.

583 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page